segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

NOTA DE RETRATAÇÃO

Na edição de Dezembro de 2011, o jornal PENSADOR, afirmou, em nota publicada na página 6, que o professor ANTONIO ABDALLA BARACAT FILHO seria "um seguidor fanático domédium Carlos Antonio Baccelli, de Uberaba".

O jornal PENSADOR reconhece que não tem nenhuma condição cientifícia, psquiátrica ou psicológica, para demonstrar e provar que o professor Baracat seja um fanático, e por isso pede-lhe desculpas, de público, pela ofensa que lhe dirigiu, pois, como é sabido, "Fanatismo" (do francês "fanatisme") é o estado psicológico de fervor excessivo, irracional e persistente por qualquer coisa ou tema, historicamente associado a motivação de natureza religiosa ou política. É extremamente frequente em paranóides, cuja apaixonada adesão a uma causa pode avizinhar-se do delírio.

Além disso, em entrevista ao jornalista Jorge Rizzini, divulgada no Anuário Espírita de 1964, publicação do Instituto de Difusão Espírita, de Araras (SP), o jornalista, poeta, filósofo e educador, José Herculano Pires, afirmou categoricamente que "do ponto de vista espírita, um fanático espírita, é uma aberração, está sujeito ao exame crítico".

Neste sentido, o jornal PENSADOR reconhece que, também, do ponto de vista da Doutrina dos Espíritos, não faz nenhum sentido acusar qualquer Cristão-Espírita de fanático, um motivo a mais pelo qual reitera a retratação ao professor Antonio Baracat.

João Pessoa (PB), 19 de Fevereiro de 2012.

CARLOS ANTONIO DE BARROS SILVA,
Editor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário